Pular para o conteúdo principal

Diário de bordo #01

Olá a todos! Hoje estou aqui para uma postagem completamente informal e  pouco informativa. Estou realmente sem tempo para artigos longos e como ando completamente decepcionada com a "web social life". Alias, quem quizer acompanhar minha rotina louca por detrás desta face de aspirante polida, acompanhe o http://lkmazaki.wordpress.com/.

Mas, vamos aos papos!

Blogima, o Fim.

Eu realmente fui pega de surpresa quando soube.  Agora já faz mais de um mês  e a sensação de vazio continua no peito negimático. Para quem não acompanha Mahou Sensei Negima ou se limita somente a ler o mangá nas bancas não conhece o blog mais antigo em português dedicado a esta série - trata-se do Blogima (http://negibrasil.blogspot.com) que a mais de seis anos traz semanalmente (ou quinzenalmente, quando o mangá dá suas folgas no japão) notícias fresquinhas sobre o mangá, as séries (o site acompanhou o lançamento de Negima!? e o live action Negima Parallel, por exemplo) sempre com comentários irreverentes e bem humorados do "Sr.Blogima".

Infelizmente, por motivos pessoais do blogueiro negimático mais antigo e divertido de todos anunciou e postou pela última vez no blog esta semana, coincidindo com o final da sofrível saga do Mundus Magicus no mangá. Pelo tom no texto isso foi realmente uma despedida final, a não ser que bons ventos tornem possível novamente a regularidade do blog.

Bom, como fã antiga de Negima (ainda que atualmente pouco acompanhe algo, a não ser pelo blog agora fechado) e integrante de vários pequenos projetos desse fandom só tenho aqui a agradecer a todos esses anos de dedicação do Blogima e torcer para que tudo corra bem na vida pessoal (e quem sabe virtual) do blogueiro. (Fica, blogima!!!).

Madoka Magica Wins

Não me espantou nada quando li sobre os vencedores deste ano do "Anime Kobe Awards". Se Mahou Shoujo Madoka Magica não tivesse vencido como melhor série do ano eu acho que o universo perderia alguns pontos comigo. E não digo isso somente porque sou uma fangirl maluca, mas porque sou uma fangirl maluca com argumentos o bastante para dizer que Madoka Magica é a maior série da última década (lá vem, lá vem . . . ignorem).

Enquanto isso na esfera nacional. . . NÃO, NÃO COMECE COM ISTO!

E a vida?

Pois é. Se ainda não ficou claro, a um mês (caramba, já faz tudo isso!)  que estou respirando Madoka Magica todos os dias (a postagem sobre a Kyouko não foi à toa e se tivesse sido um pouco mais valorizada eu já teria feito o segundo texto). Estou desenhando e escrevendo quase todos os dias por algumas horinhas (quem me dera se fossem umas oito horas, mas com o emprego e o retorno da greve da faculdade. . .) e já tenho algumas coisas interessantes elaboradas para um projeto futuro, algumas coisas escritas e quem sabe um projeto da capa! Obviamente eu não vou dizer nada sobre (mas tenho falado sobre isto no outro blog),   para me motivar a continuar trabalhando duro ^_^ (já basta o twitter para me deixar depressiva não é mesmo?)

Apesar de que ao mesmo tempo que estou feliz da vida fazendo meus projetos sinto uma pontada de melancolia, confesso. Ao observar um pouco mais acabo achando que o público brasileiro desvaloriza completamente o fanwork, o que realmente me faz temer e senti frustrada (problemas psicológicos detectados).

Bom, acho que era isso. Foi diferente e divertido escrever esse texto informal. Afinal eu não considero que blogs de pessoas que não são jornalistas ou formadas em áreas relacionadas sejam algo que preciso ser impessoal e profissional (pretensão demais achar isso não? Somos apenas fãs ou artistas falando sobre seus gostos e hobbies).

Eu juro que queria postar um artigo bem bonito esta semana (pautas que eram possíveis: Tomoe Mami; A batalha dos moe pós-K-On; e o sucesso dos Estereótipos). Mas, eu já deixei bem claro ne, tive motivos (frescuras mor). Eu fico bem feliz quando vejo alguém comentando que gostaria que as atualizações fossem mais frequentes, estou realmente fazendo o meu máximo sobre isto.

Até semana que vem! Comentem nos artigos de verdade deste blog!


Comentários

  1. Saudações


    Como poso enfatizar...
    ...

    Momentos assim, onde se sente um tipo de "vazio", acredito que várias pessoas possuem. Eu, inclusive, passo por isso em diversos momentos.

    Às vezes tenho uma ideia bacana para postar no meu blog. Do nada, esta ideia desaparece, ou então perco o entusiasmo que tinha com a mesma. Pode acreditar nisso? E isso acontece com uma velocidade que ninguém (repito: ninguém) acreditaria se eu contasse abertamente.

    Uma visita rápida ao seu outro blog me fez ter apenas uma certeza: que tu deve aproveitar este momento para fazer o que realmente tem vontade, sério. Pouco à pouco, a busca pelo que quer lhe trará resultados muito satisfatórios (muito embora você deixe bem claro, no outro blog, o que estás a buscar).

    Só não desanime.



    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Bem, concordo que blogs não precisam ter essa pinta de imparciais ou profissionais, embora não me importe com quem queira passar essa imagem do seu blog, afinal, é um espaço onde - teoricamente - as pessoas podem dar asas a suas imaginações. Mas curto bastante blogs "caseiros", onde eu posso saber mais sobre quem escreve #stalker HUEHUEHUEEHUEHUE

    O que o Carlírio disse acima acontece muito comigo também XD
    E bem, no meu blog, eu surto, dou a louca e falo com empolgação das coisas que eu curto. No momento, estou bem curiosa quanto ao futuro e como verei tudo quando estiver em uma outra fase da vida (a de trabalhadora XD).

    AAH, enfim, tava pensando em você hoje enquanto ficava deitada olhando pro teto, você realmente deu uma sumidinha. E sua falta de tempo em poder cuidar melhor do seu blog é uma pena, já disse que sou fã. Mas continue trabalhando duro. Um blog que atualiza pouco, acaba perdendo aquele bum de leitores, mas os que realmente gostam do que você escreve (e que já foram conquistados), continuarão por aqui :D :D

    Acho enrolei e acabei sendo pouco objetiva XD

    ResponderExcluir
  3. Todos passamos por momentos assim na vida, de sentir esse vazio, essa desmotivação. Eu mesmo to num desses momentos em que nada ta dando certo. Mas acredito(tomara mesmo) que é só uma fase e que logo ela passa e a gente encontra uma nova motivação pra seguir em frente.
    Devo lembrar que o blog é seu MAZAKI, é um espaço pra você falar do que quiser, seja de animes, de seus projetos pessoais ou mesmo de suas frustações, como fez neste último post. Claro que o objetivo é fazer com que as pessoas leiam e acompanhem o blog, mas nem sempre se pode conquistar todo mundo. Eu mesmo (de novo??) acompanho o blog a pouco tempo, mas gostei bastante dos textos que foram postados por aqui, além das suas opiniões sobre o universo otaku.
    Contudo, concordo com o Carlírio Neto, que você deve fazer o que realmente tiver vontade de fazer, mas se for possível continuar com este espaço ótimo, pois quem acompanha de verdade não vai deixar de te apoiar!!!!!


    Desculpa pelo comentário longo,mas senti necessidade de escrever isso tudo, heheheheh!!!!!
    Tenho que dizer uma última coisa ainda(ufa!!), assisti Madoka Magica nessa semana, e realmente foi um dos melhores animes dos últimos tempos, doze episodios de arrepiar, ainda estou pensando nele, mesmo depois de dias que terminei de assistir!!!!

    Agora acabou mesmo, força MAZAKI!!!!

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler seu post um tanto quanto "melancólico" fiquei curioso e fui dar uma olhada nos seus outros blogs e....... nossa como você faz um MONTE de coisas, hein?? Fiquei realmente impressionado (e até um pouco cansado) com a quantidade de projetos que anda desenvolvendo além da rotina diária de estudar-trabalhar-etc!!! Realmente dormir pra que né???


    Vou dar minha opinião, apesar de achar que não deveria, afinal quem sou eu mesmo? Eu nem te conheço no fim das contas!! Ainda assim eu vou me arriscar.
    Pelo que pude perceber você é uma pessoa muito criativa e que não tem medo de colocar suas ideias em prática. No entanto, ACHO que você anda fazendo coisas demais e no fim não tem conseguido terminar ou fazer as coisas de modo completo, entendeu?? Prova disso(mas não so por isso) é que seus blogs estão com o mesmo problema de falta de atualização, ainda que hajam outros problemas que causem isso. Da a impressão de que tudo isso (os blogs, mais especificamente) se transformou numa coisa muito difícil e complicada de fazer e manter continuamente, quando na verdade deveria ser uma atividade agradável pra ti. Você tem muitas idéias mas, na minha opinião, tem que escolher aquelas que mais quer se dedicar e tentar fazer o melhor possível nelas, pra quem sabe sobrar um pouco mais de tempo pra trabalhar, estudar, comer, DORMIR.......

    Essa foi a opinião de uma pessoa que não te conhece, desconhece sua rotina diária, suas ambições na vida e as reais dificuldades que enfrenta diariamente. Não pense que quero de deixar pra baixo ou te desanimar, nem que eu estou me achando melhor que você, afinal sou , como você mesma disse, apenas um estranho. Mas, pensa nisso!!! e me desculpa por escrever tanta coisa por aqui. Força, até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  5. Só tenho a agradecer a vocês, Carlírio, Roberta e Ronnyere, pelos comentários, pela sinceridade e pelos desejos de força ^^

    Ronnyere, eu realmente tenho que aprender a manter um pouco mais de foco, a minha mente é muito indisciplinada! *todos os dias criando e relembrando novos projetos*. Obrigada mesmo pelos longos comentários, adorei lê-los e refletir sobre eles =3

    Enfim, as opiniões de vocês com certeza me fizeram refletir e chegar a algumas conclusões novas. Só espero que depois os resultados disto possam ser bons ^^

    ResponderExcluir
  6. Bom, nem sei por onde começar o que quero dizer, nem se este espaço é o local adequado pra dizer isso. Contudo, senti necessidade de falar isso pra você Mazaki(Vanessa), apesar de achar que vou ser repetitivo diante dos comentários que fiz antes. Mas vamos lá...

    Dei uma olhada mais a fundo nos seus blogs, projetos e textos dos mais diversos assuntos que foram colocados por você aqui no mundo da internet. Devo dizer que achei incrível a sua capacidade de criação e de não ter medo de pôr em prática suas idéias, mesmo com todas as dificuldades impostas pela sociedade, pelas nossas responsabilidades no "mundo real" e pela nossa limitação física(dormir). Além do mais você tem um sonho que está muito empenhada que se torne realidade, tornar-se escritora profissional, e vem usando a web há alguns anos para tentar se aproximar dessa realização. Li várias de suas fanfics(apesar de não gostar muito de fanfics), textos de ficção(pedaços deles pelo menos) e depoimentos pessoais sobre sua rotina diária, e tudo mostra como sua capacidade de escrever é incrível e como sua mente trabalha num ritmo totalmente intenso e maluco(no bom sentido). È verdade que a falta de feedback, por parte da web pelo menos( não sei se seus amigos ou família te dão muito apoio nesse sonho e nos demais projetos, espero que sim!!) e a rotina do dia-a dia, vem te deixando um pouco desanimada e cansada nesses últimos tempos. Mesmo assim você parece muito firme em atingir seus objetivos e realizar os projetos que sua mente "maluca" mostra pra ti( só não da pra fazer tudo de uma vez, né!!).

    Por fim, quero ressaltar que você além de uma lutadora e apaixonada pela vida(como você mesma diz), é uma pessoa inspiradora, pelo menos pra mim. Mas como?? A gente nem se conhece?? Também não sei, talvez porque eu acho incrível essa capacidade que algumas pessoas tem de ir em busca de seus sonhos, acho inspirador. Também estou precisando fazer umas produções textuais, artigos e uma monografia para a conclusão do meu curso superior de Licenciatura em matemática, tava bem desanimado achando que não ia conseguir, mas ai vi suas historias e de alguma forma me incentivaram a levantar a poeira e começar a trabalhar.

    Bom isso tudo nada mais é do que uma mensagem pra que você se lembre de jamais desistir dos seus sonhos, por mais difícil que vida possa parecer(faça o que eu digo não faça o que eu faço). Não sei se isso pode ser importante pra você, mas sua saga na vida( apesar de ainda estar longe de acabar) realmente me inspirou de verdade a tentar buscar meus próprios objetivos também(tava meio perdidão na vida, sabe!)!!!!! Desculpa se eu pareci meloso(e looooongo demais) nesse depoimento, no entanto queria de deixar uma mensagem positiva. Tomara que eu tenha conseguido. Força e continue sempre em frente!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom, não sou muito boa nisto, mas gostaria de agradecer bastante pela sua mensagem Ronnyere. É a primeira vez que alguém que não conheço (conhecia, afinal de certa forma nos conhecemos agora ^^) vem a mim dizer algo deste tipo, observando o que tenho feito nos últimos anos e entendendo os meus verdadeiros objetivos e o que tenho feito para alcançá-los.

    Realmente os tempos de desânimo sempre vem, mas posso confessar com alegria que desde que postei este texto e recebi essas valiosas respostas suas, da Roberta e Carlírio eu consegui terminar de por de lado as dúvidas e inseguranças que estavam me corroendo de maneira incomoda. Talvez eu só precisasse desabafar um pouco e escutar opiniões sinceras e amigas ^^

    Estou aqui, escrevendo, atrasando prazos, desenhando (nossa, eu realmente adoro desenhar coisas toscas! Nem ligo se são sem graça!) e caminhando, tentando tornar meu caos mental em algo mais organizado para ver se consigo concluir mais projetos de agora em diante ^^

    Me emociona você dizer que de alguma forma pude inspirá-lo. Não sou ninguém especial, apenas inconformada com as "regras" que dizem que temos que ser chatos e não alcançar nossos sonhos =P

    Te desejo sorte aí com a licenciatura, eu também estou entrando nessa época maluca de TCC, mas o lado bom é que finalmente ganhamos o tal canudo quando acaba XD

    Obrigada mesmo, espero que ainda nos encontremos mais por essa "web life". Qualquer coisa, email-me. Thanks

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UQ Holder - o novo mangá de Ken Akamatsu começa com tudo!

A estréia de UQ Holder, nova obra de Ken Akamatsu se deu no mês de agosto deste ano de 2013 e foi cercada de grande expectativa: desta vez o mangaká tinha a intenção clara de fazer um mangá de ação desde o princípio.
Talvez no Brasil o trabalho de Ken Akamatsu não seja tão reconhecido quanto poderia. Sua imagem é muito marcada pelos fanservices de Love Hina. Muitos sequer chegaram a ler sua obra seguinte e de maior sucesso comercial: Mahou Sensei Negima. O plot de um menino cercado de 31 garotas também ajudou a aprofundar o preconceito de leitores que (no meu ver pessoal) parecem valorizar demais a sexualidade nos mangás, esquecendo de analisar outros aspectos como a comédia, e, principalmente, a qualidade dos personagens.


Ken Akamatsu é um mestre em criar personagens cativantes e Negima foi um grande sucesso quando conseguiu mesclar a comédia, esses personagens apaixonantes e uma dose de ação crescente. Lutas muito bem desenhadas estão nas páginas da obra de forma cada vez mais cons…

Sobre o que fala Suzumiya Haruhi, afinal?

Suzumiya Haruhi é uma série de light novels que já conta com 10 volumes e o suspense se irão haver novas publicações ou não. A história ficou mais famosa quando se transformou em anime e então a franquia caiu no gosto do público otaku pelos seus clichês cômicos, personagens carismáticos e uma dancinha viciante para viralizar. Porém muitos acabam julgando que a obra não passa de um entretenimento barato para otakus e que não possui nenhuma mensagem intrínseca. O que é um erro e eu vou dizer o motivo:

Qualquer obra, por mais comercial e batida que seja, pode conter em si uma mensagem, talvez supérflua, talvez profunda, mas não é por causa de questões visuais ou estilísticas que deve ser ignorada essa possibilidade.

Vou citar um exemplo de conhecimento mais comum no mundo do entretenimento para deixar mais simples o entendimento.

Matrix, o filme de 1999, é uma história louca sobre pancadaria alucinada entre realidade e mundo digital? Bom, essa pode ser a cara do filme, com seus efeitos …

Comentários sobre Planetes v.1

Olá a todos!
Esse ano de 2015 tem sido muito bom para leitores de mangá que também são leitores de ficção-científica. Grandes anúncios como Akira e o relançamento de Eden (ambos pela Editora JBC) são alguns dos principais nomes desse momentos, mas outros títulos de peso também chegaram às bancas. Esse é o caso de Planetes, mangá de Mokoto Yukimura, autor também de Vinland Saga (ambos publicados pelo selo Planet Mangá, da Panini).
Comentários sobre a trama



Em um futuro próximo, onde o desenvolvimento da exploração espacial já torna possível a construção de estações e bases em alguns pontos do Sitema Solar, em Planetes acompanhamos a vida de Hoshino Hachirota (ou "Hachimaki", como lhe chamam), um jovem astronauta que tem uma das funções de menor glória: lixeiro espacial. Um trabalho exigente e necessário, mas que não é dos mais gratos.
Temos, além de  outros dois tripulantes na nave Toy Box: Yuri Mihairokov, um russo que tem um motivo bastante distinto. Além deles temos a pilo…